De acordo com que foi dito acerca da programação estruturada, as generalidade das linguagens de programação implementam um conjunto de estruturas padrão que tornam mais fácil a concepção de um programa e a sua análise.
Estas estruturas são:
- Estrutura de sequência simples
- Estruturas de selecção ou derivação
- Estruturas de repetição ou iteração
- Estrutura de salto
Vamos agora estudar estas estruturas, apresentando-as nas suas formas de pseudocódigo e fluxograma. Posteriormente veremos a sua implementação em linguagens de programação, as linguagens C e C++.
Estrurura de sequência Simples
Numa estrutura de sequência simples, temos apenas um sequência de declarações que serão executadas sucessivamente.
Sequência declaração 1 declaração 2 declaração 3 fim sequência |
Estruturas de Selecção ou derivação
Existem duas estruturas de selecção:
- Estrutura de selecção simples (estrutura Se ou If)
- Estrutura de derivação (estrutura Case)
Estrutura de Selecção simples
Na estrutura de selecção simples, a declaração a ser executada de seguida depende do resultado da condição. Se a condição for verdadeira será executada a declaração A e se a condição for falsa será executada a declaração B.
Selecção Se Condição então executa A senão executa B fim selecção |
Havendo necessidade de executar mais do que uma instrução em cada ramo, o algoritmo pode assinalar esse facto acrescentando as declarações de inicio e fim para delimitar o grupo de declarações a serem executadas.
Se (condição) então inicio ... declarações ... fim Senão inicio ... declarações ... fim |
Estrutura de Derivação (CASE)
Na estrutura de derivação ou estrutura Case se a variável for igual ao valor V1, então será executada a declaração A, se for igual ao valor V2 será executada a declaração B e assim sucessivamente.
Derivação Caso E igual A V1: executa A V2: executa B V3: executa C V4: executa D fim derivação |
Note que também nesta estrutura, se tivermos de executar uma sequência de declarações, podemos utilizar os delimitadores, inicio e fim.
Existem três estruturas de repetição ou iteração:
- Estrutura de repetição FOR
- Estrutura de repetição WHILE DO
- Estrutura de repetição DO UNTIL
Estrutura de repetição FOR
Esta estrutura permite criar um ciclo de repetição controlado por uma variável,, que assumirá todos os valores entre um valor inicial e um valor final, incrementando-se ou decrementando-se a si própria de um valor passo x.
Ciclo For Para variável = valor inicial até valor final compasso x faz declaração A fim ciclo |
Também nesta estrutura, se tivermos de executar uma sequência de declarações, podemos utilizar os delimitadores, inicio e fim.
Estrutura de repetição While Do
Nesta estrutura, enquanto a condição permanecer verdadeira, são executadas as declarações A e B, sendo que quando não for satisfeita sai do ciclo e continua o programa.
De notar que, se a condição nunca for satisfeita, nunca serão executadas as declarações do ciclo.
Iteração While enquanto Condição faz inicio declaração A; declaração B; fim fim iteração |
Estrutura de repetição Do Until
Nesta estrutura, as declarações A e B até que a condição seja satisfeita. Neste caso, contrariamente ao anterior, as declarações serão executadas pelo menos uma vez.
De notar também, que algumas linguagens como a C e C++, a condição é invertida e as declarações são executadas enquanto a condição for verdadeira, (Do While).
Iteração Until inicio declaração A; declaração B; fim até Condição fim iteração |
Estrutura de salto (condicional)
Nesta estrutura o fluxo normal do programa é desviado para o ponto designado por X, quando satisfeita a condição, caso contrário continuará com a execução das declarações A e B.
Salto Se condição vai para X inicio declaração A; declaração B; fim fim iteração |
A propósito de cada uma das estruturas referidas, existem exercícios de aplicação que deve analisar cuidadosamente para entender o âmbito da sua aplicação.
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