22 abril 2011

Linguagens de Programação - Programação #13

A linguagem humana comum não é directamente entendida pelas máquinas, pelo que qualquer ordem que se pretenda que o computador execute, terá de ser traduzida para uma linguagem que estes entendam e possam executar directamente. 

Os programas são escritos utilizando linguagens de programação que permitem que o algoritmo (resolução do problema) definido em linguagem comum de uma forma ordenada e programada, venha a ser transformado num conjunto de instruções que possam vir a ser entendidas e executadas pelo computador.

Existem três tipos de linguagens:
  • .Linguagem máquina - directamente inteligíveis pela máquina, quer dizer que as ordens escritas são directamente entendidas e executadas pela máquina. Estas instruções são cadeias binárias (0 e 1) que determinam as operações a realizar e as posições de memória a partir das quais se devem executar. As instruções dependem directamente da máquina que se pretende programar.  Estes programas designam-se por Programa Objecto.
  • Linguagem Assembler - São linguagens próximas da linguagem máquina em que as instruções são menmónicas que indicam a acção a realizar e a posição de memória a partir da qual se devem executar.  Nestas, a programação depende também da máquina que se pretende programar.  A máquina não entende directamente estas instruções e torna-se necessário traduzir estas instruções para linguagem máquina através de um programa assemblador. A construção de um programa passa por três fases.  Inicialmente é criado o programa fonte através da linguagem assembler, este é depois utilizado por um programa tradutor ou assemblador para que se transforme num programa objecto.
  • Linguagens de alto nível - São linguagens próximas da linguagem humana, criadas a partir de um assemblador ou compilador, num processo idêntico ao anterior. A programação é feita através de declarações e funções que realizam uma operação complexas já implementada na linguagem de programação.  A máquina não pode entender estas declarações e necessita de um programa tradutor e linkador (que traduza as declarações do programa fonte num programa objecto, ligando as funções necessárias)  para que a máquina possa executar estas operações.  Estas linguagens são por exemplo o Pascal, Visual Basic, C, C++, Modula 2, Java, etc.

0 comentários:

Postar um comentário

Cadastre-se

Receba atualizações por email .

Copyright © 2011 PortalTecch.net, Todos os direitos reservados.