29 abril 2011

Objeto ('Informática')

No conceito de sistemas orientados a objetos, um objeto representa uma entidade que pode ser física, conceitual ou de software. É uma abstração de algo que possui fronteira definida e significado para a aplicação.
Dentro da terminologia das linguagens de programação, um objeto passa a existir a partir de um "molde". Este "molde", definido como classe do objeto, define os limites, seus atributos e suas funções. Podem ser criados vários objetos ou instâncias de uma classe.
A vantagem do uso de objetos na programação é que estes permitem utilizar funções e atributos conhecidos (interface) sem necessidade de conhecimento sobre sua estrutura interna (encapsulamento). Para ilustrar: utilizamos o objeto "liquidificador" pressionando seus botões, mas não precisamos saber como funciona seu "motor". Se for necessário trocar o "motor", não será necessário alterar o modo de usá-lo.
Objeto também considerado como uma instância de uma classe, quando um objeto é criado ele precisa ser inicializado, ou seja, para uma classe podemos ter vários objetos.

Linguagens que são orientadas a objetos
  • C++
  • C#
  • Object Pascal
  • Java
  • PHP4
  • Python
  • Ruby
  • Smalltalk
  • SuperCollider
  • MATLAB


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