Os Atributos em Programação Orientada a Objetos são os elementos que definem a estrutura de uma classe. Os atributos também são conhecidos como variáveis de classe, e podem ser divididos em dois tipos básicos: atributos de instância e de classe. Os valores dos atributos de instância determinam o estado de cada objeto. Um atributo de classe possui um estado que é compartilhado por todos os objetos de uma classe. Atributos de classe podem ser chamados também de atributos estáticos ou constantes.
As mensagens enviadas a um objeto podem mudar o valor de um ou mais atributos, alterando o estado de um objeto.
Um atributo é um dado para o qual cada objecto tem seu próprio valor. Atributos são, basicamente, a estrutura de dados que vai representar a classe. Exemplo de atributos, usando a classe fila: int f [100] ; int primeiro, ultimo;
Exemplo usando XHTML e JavaScript:
<html>
<head>
<script language="javascript">
function alerta(){
// Recuperando valores de atributos com o método "getAttribute"
alert(document.form.texto.getAttribute("a_atrib"));
document.form.texto.value = document.form.texto.getAttribute("a_atrib");
}
</script>
</head>
<body>
<form name="form">
<!-- Neste caso, "a_atrib" é um atributo criado pelo programador,
e "name" é um atributo nativo do html -->
<input type="text" name="texto" id="texto" a_atrib="valor de um atributo">
<input type="button" name="bto" id="bto" onClick="alerta();" value="Ok">
</body>
</form>
</html>
0 comentários:
Postar um comentário