09 maio 2011

Apple, a marca mais valiosa do mundo

Logo da Apple (Foto: Divulgação)Logo Apple


Há aquelas pessoas que preferem deixar de comprar um iPhone ou um iPad por achar que Steve Jobs é uma representação demoníaca. Mas as pessoas que pensam assim já esta sendo minoria, já que um estudo realizado pelo escritório de publicidade WPP e divulgado hoje 09/04/2001 em Nova York, Estados Unidos, afirma: a Apple agora é a marca mais valiosa do mundo, superando o Google.
O estudo, chamado de “Top 100 BrandZ de Marcas Globais de Maior Valor”, mostrou que a companhia da maçã cresceu nada menos do que 859% desde 2006, com o ano passado registrando um aumento de 84% até chegar à quantia de US$ 153,3 bilhões neste ano, garantindo a primeira posição. Nos últimos quatro anos, quem dominou o topo da lista foi o Google, agora relegado à segunda colocação, mas com sua marca valendo a quantia nada modesta de US$ 111,5 milhões.
As duas concorrentes do mercado de smartphones não foram as únicas do mundo da tecnologia. Entre as dez mais bem colocadas, estão a IBM (US$ 100 milhões), Microsoft (US$ 78 milhões), AT&T (US$ 69,9 milhões), China Mobile (US$ 57,3 milhões). Aliás, entre as cinco mais, apenas a rede de lanchonetes McDonald’s lida com produtos e serviços não-tecnológicos A lista inclui Coca-Cola, Marlboro e GE na sexta, oitava e décima colocação respectivamente.
O Facebook também teve um bom ano, crescendo 246% em relação a 2010 e chegando ao valor de marca de US$ 19,1 bilhões. A rede exclusivamente virtual Amazon virou a loja de varejo mais valiosa do mundo, com US$ 37,6 bilhões. Mas houve quedas também, com a Nintendo tendo desvalorização de 37%, enquanto a Nokia e a BlackBerry perderam respectivamente 28% e 20% em relação a 2010.
Infelizmente, a pesquisa não considera a taxa de rejeição de cada marca. Ainda assim, mostra a estratégia acertada de Steve Jobs, que consegue valorização para a empresa sem ser a plataforma dominante no mercado de PCs ou smartphones (por enquanto, o nicho dos tablets realmente continua com a liderança inquestionável do iPad). Talvez, enquanto Jobs for tão odiado quanto Bill Gates foi na época áurea da Microsoft, a Apple continue a trajetória de sucesso.

0 comentários:

Postar um comentário

Cadastre-se

Receba atualizações por email .

Copyright © 2011 PortalTecch.net, Todos os direitos reservados.