07 maio 2011

Tablets começam a substituir desktops, notebooks, e-readers e até consoles de games


Você está utilizando cada vez menos o seu computador ou videogame e mais o seu iPad? Saiba que, definitivamente, não está sozinho. A firma de pesquisa Nielsen divulgou na quinta-feira (5) em seu blog oficial um estudo que comprova a tendência mostrando que o consumidor tem dedicado menos tempo às plataformas tradicionais e mais aos tablets.
Gráfico da Nielsen (Foto: Reprodução)Gráfico da Nielsen (Foto: Reprodução)
Segundo a pesquisa, 35% dos donos dos aparelhos de tela sensível ao toque utilizam menos PCs desktop ou mesmo o abandonaram. Entre os usuários de notebooks, o número também é significante, chegando aos 32%. O estudo ainda afirma que 77% dos donos de tablets os utilizam para coisas que costumavam fazer em um computador. As razões? Mais fácil de carregar (31%), interface fácil de usar (21%) e rápida inicialização (15%).
iPad 2 vs Motorola Xoom (Foto: Divulgação)iPad 2 vs Motorola Xoom (Foto: Divulgação)
E isso pode ser comprovado nas vendas desses tipos de computadores, que caiu 3,2% no primeiro trimestre, segundo um estudo de outra firma, o IDC, que diz ainda que a falta de atrativos e diferenciações nesses hardwares em comparação aos tablets são grandes fatores. Mas a clara e óbvia liderança entre os slates é mesmo do iPad.
A Nielsen diz que o aparelho da Apple é responsável pela esmagadora maioria de 82% dos produtos vendidos, contra apenas 4% do segundo colocado, o Galaxy Tab, da Samsung. Bom lembrar que outros concorrentes como o Motorola Xoom, LG Optimus, BlackBerry Playbook e outros tablets com o Android 3.0 “Honeycomb” (sistema operacional desenvolvido especialmente para esse tipo de gadget) são ainda muito recentes ou sequer tinham sido lançados durante o período da pesquisa.
Mas não foram só os computadores que perderam terreno. Leitores de livros eletrônicos, os e-readers como Kindle e Nook, também estão sendo menos utilizados, com 27% dos pesquisados afirmando que os trocaram pelos tablets. Além disso, um quarto dos consultados confessou ter utilizado menos (ou nem isso) videogames portáteis como PSP e Nintendo DS, enquanto 20% dos donos de consoles disseram a mesma coisa.
Não é exatamente uma prova, mas o fato é que a Nintendo tem visto uma queda significativa (29%) nos seus lucros e o novo 3DS teve uma estreia aquém do esperado pela empresa. Pela lógica, é de se esperar que isso se deve muito graças aos smartphones também, mas não é difícil de se imaginar que tablets sejam grandes responsáveis pela queda de vendas entre os fabricantes tradicionais de hardware de games. Não é por nada o fato de todos estarem de olho no mercado liderado pela Apple, que ainda está só engatinhando. Com números assim, o potencial de mudar completamente o cenário de tecnologia é enorme.
Via: Gigaom

0 comentários:

Postar um comentário

Cadastre-se

Receba atualizações por email .

Copyright © 2011 PortalTecch.net, Todos os direitos reservados.